De Star Trek a fractais

Salve
2015 – Vamos começar.
Neste momento, estou assistindo um episódio da sexta temporada de Star Trek- the next generation onde o capitão da nave estelar Enterprise, Jean-Luc Picard acabou de perguntar a dra. Beverly Crusher: -“Você sabia que agora é possível prever a configuração de um sistema estelar que só irá se formar daqui a 2 milhões de anos? E tudo isso é possível através de uma fórmula matemática complexa baseada no movimento de partículas fractais mas essa é só a fundação, a modelação em si é feita por registro de ondas gravimétricas…”.

Star_Trek_The_Next_Generation_Advanced_Holodeck_Tutorial_SGG_ScreenShot1

Para quem já ouviu falar de fractais, eles foram descobertos pelo matemático polaco-franco-americano Benoit Mandelbrot (1924-2010), entre 1960 e 1970, com o auxilio de computadores. Uma definição simples e direta é a seguinte:
“Os fractais são formas geométricas que repetem sua estrutura em escalas cada vez menores” (STEWART, 1996, p. 12), ou seja, o fractal é um objeto que não perde a sua definição formal a medida que é ampliado inúmeras vezes, mantendo a sua estrutura idêntica a original. Tais figuras não podem ser explicadas facilmente pela geometria clássica, e foram aplicadas em ciência, tecnologia e arte gerada por computador.

Observem que maravilha:


“A Geometria dos Fractais não é apenas um capítulo

da Matemática, mas também
uma forma de ajudar os Homens a verem o mesmo velho Mundo diferentemente”

Benoît Mandelbrot

 

Vida longa e próspera!

2 Comments

  1. Frequencias de saudações abertas,

    Aqui é o Emmanuel Ramos Barreto, membro da AFERJ(Academia da Frota Estelar do Rio de Janeiro – sob o Comando do Almirante Henrique Gonzaga), venho para agradecer por acrescentar esse conhecimento em meu viver, sou vestibulando e como tal, estou sempre atrás de novos conhecimentos. Sempre me fascinei por matematica e fisica, mesmo não sendo propenso a essas áreas a fim de seguir profissão. Meus sentimentos é de trocar idéias, agregar conhecimento e enriquecer-nos.

    Vida Longa e Próspera

    =/\=Emmanuel Ramos Barreto, Cadete da AFERJ =/\=

    Frequências de saudação fechadas.

    Curtir

    1. Salve
      Primeiro Oficial Ramos, sempre fui um trekker, quando possível participo de encontros de fãs aqui no Rio de Janeiro. Muito legal o seu comentário e podemos trocar ideias sempre que possível. Aproveitei as férias para rever A Nova Geração toda e o impressionante é que, mesmo revendo os episódios, sempre encontramos algo novo para pensar. Estou agora revendo Deep Space Nine, sempre que tenho tempo. Uma coisa, reconheceu a nave colocada na personalização do Blog?
      Kaplah!

      Curtir

Deixe um comentário